AGENDAR CONSULTA

TRATAR A SUA VISÃO

Especializado no tratamento da catarata

ARTIGOS

Qualidade visual na terceira e melhor idade

Caminhar, dirigir, tomar banho, cuidar das finanças, subir escadas, fazer compras, deitar, levantar, pegar o transporte coletivo, usar o computador tablet ou celular, aplicativos como WhatsApp, Facebook, não importa, atividades rotineiras podem se tornar mais complexas ou impossíveis de serem realizadas na terceira idade, se o idoso apresentar algum problema de visão.

Além da avaliação e correção do grau dos óculos, um exame com o médico oftalmologista pode detectar inúmeras doenças que interferem nas atividades diárias, como, por exemplo, a catarata, o glaucoma e doenças da retina. Importante detectar precocemente qualquer problema visual. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a chance de preservação da visão, conferindo qualidade de vida, autonomia e independência aos idosos.

A catarata acontece devido à perda ou diminuição da transparência do cristalino, uma lente natural do olho, que serve para promover acomodação e ajudar na visão de perto. Com o envelhecimento, o cristalino vai perdendo o poder de acomodação, atrapalhando a visão de perto. Com o tempo ele vai perder também a transparência, causando a catarata. Pode acontecer em qualquer idade, sendo mais frequente após os 60 anos. O tratamento consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente nova transparente. Com o avanço da tecnologia, esta cirurgia é considerada segura e permite utilização de modernas lentes intraoculares que ajudam a diminuir ou eliminar o uso dos óculos após a cirurgia. Isso depende de uma avaliação criteriosa do médico cirurgião no pré-operatório.

O glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível do mundo. A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco, mas existe também o glaucoma de pressão normal, onde a avaliação do nervo óptico e outros exames são essenciais para o diagnóstico. Apesar das alterações decorrentes da evolução do glaucoma não serem passíveis de cura, o diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão dos portadores de glaucoma. O tratamento clínico e/ou cirúrgico quando bem indicados são capazes de prevenir a cegueira.

Várias outras doenças podem ser detectadas com o exame médico oftalmológico. Consulte o seu oftalmologista regularmente, pois só ele pode detectar qualquer tipo de problema visual. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura e/ou preservação da visão.

ARTIGOS

Confira informações para você cuidar bem da sua visão